Eventos Astronômicos

Urano estará visível no céu na noite de hoje

Se você tem um bom par de binóculos, um telescópio ou, possivelmente, um ótimo céu estrelado, então agora é um bom momento para ter um vislumbre do segundo planeta mais distante do nosso Sistema Solar – Urano.

É isso mesmo, no dia 24 de outubro, esse gigante de gelo chegou a um ponto conhecido como oposição, quando está diretamente alinhado conosco longe do Sol. Isto não significa apenas que ele está mais próximo, mas também tende a ficar muito brilhante, tornando-o mais visível do que o habitual. O planeta chega a 5,6 em magnitude, quando consideramos que quanto menor esse número, mais brilho um objeto celeste têm. Os olhos humanos podem ver objetos até 8 nessa escala sem telescópio, mas para isso, é necessário um céu noturno impecável.

Localização de Urano no céu.

Urano nascerá na direção Leste logo ao pôr do sol, mas seu momento mais alto no céu, isso é, o instante mais favorável para visualização são às 22h30, quando ele ficará acima do Norte. Apesar da sua magnitude estar próxima ao limite do olho humano, quando você observa com um telescópio, ele vai um pouco além, sendo assim, é interessante a visualização usando algum instrumento óptico.

Urano também é super interessante – o planeta, estando a 3 bilhões de quilômetros do Sol, gira “de lado” comparado ao resto dos planetas do Sistema Solar, provavelmente por causa de uma colisão de 4 bilhões de anos atrás. No início deste ano, os cientistas descobriram também que Urano cheira parecido com um peido – sim, exatamente, não é brincadeira. Isso porque foram encontrados elementos que também estão na flatulência humana.

Não deixe de tentar ver o planeta esta noite, apesar de sua difícil visualização. Boas observações! [IFLS]

Continue lendo...