Planetas

Nova sonda da NASA se torna a mais rápida da história

Após o lançamento há apenas dois meses, uma sonda da Nasa tornou-se o objeto humano mais próximo de todos os tempos do Sol – e também se tornou a espaçonave mais rápida. A Parker Solar Probe foi lançada em 12 de agosto de 2018 em uma missão para estudar o Sol como nunca antes. A espaçonave eventualmente entrará em uma órbita extremamente próxima ao redor da estrela.

Isso levará sete anos para ser alcançado, fazendo uso de múltiplos voos de Vênus para colocar a espaçonave em posição. Mas a Nasa anunciou ontem que a espaçonave já chegou, antes mesmo do seu objetivo final, a mais próximo do Sol de qualquer espaçonave da história, quebrando um recorde que já dura mais de quatro décadas.

Ontem, no dia 29 de outubro, a espaçonave atingiu uma distância de 42,73 milhões de quilômetros da superfície do Sol. Isso estabelece um recorde anterior mantido pela espaçonave alemã Helios 2, que alcançou uma distância de 43,432 milhões de quilômetros do Sol em 17 de abril de 1976.

E agora, acredita-se que a espaçonave quebrou o recorde de espaçonave mais veloz em relação ao Sol na noite passada, onde o título também estava com a Helios 2, viajando a 246.960 km/h em abril de 2016. A Sonda Solar Parker atingiu 248.228 km/h ontem, ou 0.00023 vezes a velocidade da luz.

A espaçonave está carregada com um conjunto de instrumentos para estudar o Sol, escondido atrás de um escudo térmico para protegê-los do calor intenso da estrela. Em última análise, em 2024, a espaçonave alcançará seu ponto mais próximo do Sol, uma distância de apenas 6,16 milhões de quilômetros. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.