Eventos Astronômicos

Radar registra a Estação Espacial Chinesa antes de cair na Terra

Cientistas da Alemanha registram novas imagens de radar da condenada estação espacial chinesa Tiangong-1, que pode voltar a entrar na atmosfera terrestre em poucos dias.

A equipe do Instituto Fraunhofer de Física de Alta Frequência e Tecnologia de Radar (Fraunhofer FHR) em Wachtberg usou o sistema de Rastreamento e Radiograma (TIRA) para rastrear o Tiangong-1.

content-1522147761-1521806303075-02022018-45000

As imagens mostram a estação espacial, de vários ângulos diferentes. Tem cerca de 10,4 por 3,4 metros de tamanho e pesa cerca de 8.500 kg. As imagens mostram que a estação ainda está intacta, enquanto também podemos ver a rotação da mesma.

“Após a perda do contato de rádio com a Tiangong-1 em 2016 e devido à baixa altura orbital, agora é inevitável que a estação espacial chinesa volte a entrar na atmosfera da Terra”, observou a equipe em um comunicado.

extra_large-1522147964-cover-image

No momento, as melhores estimativas sugerem que a estação espacial voltará a entrar na atmosfera terrestre em 1 ou 2 de abril. Atualmente, está a uma altura de cerca de 200 quilômetros, mas caindo cerca de 4 quilômetros todos os dias.

Enquanto a estação não é de modo algum o maior objeto feito pelo homem a cair na Terra, ainda é grande o suficiente para que algumas peças possam chegar à superfície da Terra. Sua órbita está entre 43 °N e 43 °S, que ocupa lugares como os EUA, a maior parte da América do Sul, África, China, Índia e Austrália.

No fim de semana de Páscoa, quando acredita-se que reentrará, passará a maior parte do tempo sobre o oceano, mas também passará pelo Brasil, África do Sul e Indonésia. Apesar das chances remotas dela cair em áreas povoadas, não é recomendável que as pessoas peguem em destroços da estação. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.