Eventos Astronômicos

Objeto metálico cai do espaço e aparece em cidade dos EUA

Um fazendeiro no centro da Califórnia encontrou um estranho objeto de metal que aparentemente tinha vindo do espaço. Ele então ligou para o escritório do xerife local, que então falou com a Base Aérea de Vandenberg, e especialistas afirmaram que a bola queimada era provavelmente um tanque de combustível de um satélite de comunicações da Iridium. Especificamente, veio do Iridium 70, que segundo o site de rastreamento de satélites n2yo.com saiu de sua órbita três dias antes da queda, em 10 de outubro.

O Iridium 70 fazia parte de uma coleção de satélites de comunicações lançada pela primeira vez no final dos anos 90. Este tanque embarcou em um foguete Delta 7920-10C  para o espaço em 17 de maio de 1998 junto com os Iridiums 72, 73, 74 e 75. (Coincidentemente, o local de lançamento era a Base Aérea de Vandenberg). Desses satélites, apenas o Iridium 73 ainda está em órbita.

O Iridium 70 permaneceu em órbita baixa da Terra por 20 anos, 4 meses e 23 dias; e por sua vida útil operacional, ele suportava chamadas telefônicas via satélite na rede global da empresa. Esta é a primeira peça recuperada de um satélite Iridium após a reentrada. [LiveScience]

No dia 27/01 deste ano, uma bola de fogo cruzou o céu do Acre e causou uma onda de dúvidas em todo o estado. A bola de fogo se tratava de um tanque de combustível como esse da Califórnia, com a diferença que foi embarcado no foguete Norad 43090 SL-23, lançado em Baikonur, no Cazaquistão. Saiba mais sobre esse caso do Acre nesta matéria.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.