Eventos Astronômicos

Objeto que cruzou o céu do Acre foi encontrado

Na noite do último sábado (27/01), uma bola de fogo cruzou o céu do Acre e causou uma onda de dúvidas em todo o estado. As pessoas sugeriram que poderia ser algum avião, asteroide ou lixo espacial. E quem estava certo? Bom, quem disse que poderia ser um lixo espacial.

A bola de fogo se tratava de um tanque de combustível do foguete Norad 43090 SL-23, lançado no dia 26 em Baikonur, no Cazaquistão. Agora foi anunciado que o tanque foi encontrado na província de Azángaro, no Peru.

Tanque de Hidrazina que cruzou o céu do Acre. Imagens: Portal FNA
O tanque que cruzou o céu do Acre. Imagens: Portal FNA

Foi informado que o objeto pesa cerca de 40kg, com uma circunferência de aproximadamente 2m. O impacto causou uma cratera com profundidade de 30 cm, com 29 cm de diâmetro. A velocidade de reentrada foi estimada em algo entorno de 72000 km/h e chegou ao solo a 100 km/h.

A redução de velocidade acontece devido ao atrito com o ar a partir do momento em que o tanque entrou contato com a atmosfera. Essa parte do foguete sobrevive muito bem porque a sua estrutura é feita com uma alta resistência mecânica e térmica, dessa forma é muito comum que eles conseguiam chegar ao solo.

O tanque em seu estado original.
O tanque em seu estado original.

Esses tanques de combustível carregam Hidrazina, um composto químico que pode ser altamente tóxico. Portanto, deve-se ter muito cuidado ao mexer com objetos como esse que cruzou o céu do Acre. De acordo com os moradores, ele estava emitindo um barulho de gás escapando, o que pode ser um forte indicador de a Hidrazina gaseificada esteja vazando.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.