No final deste sábado (27/01), quando o Sol estava se pondo, um forte clarão apareceu no céu de diversas cidades do Acre – incluindo a capital Rio Branco, Tarauacá e Rodrigue Alves. Os moradores ficaram assustados por não saber o que era aquilo, afinal, alguns diziam ser um avião, meteoro e até lixo espacial.
O vídeo abaixo mostra o evento visto de várias cidade do estado. Segundo integrantes da BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), o tal clarão condiz com a reentrada de um pedaço do foguete Norad 43090 SL-23, lançado no dia 26 em Baikonur, no Cazaquistão.
O evento não pode ter sido um meteoro justamente pela velocidade mais lenta que entra na atmosfera. Geralmente, meteoros são muito mais rápidos que lixo espacial. Mas de qualquer forma, é um evento incrível para ser observar. Os moradores contam que apesar do susto, ficaram maravilhados com o evento.
Milhares de satélites estão em órbita com a Terra neste exato momento, sendo que alguns deles já estão desativados e só estão lá como lixo. E quase todos os dias, objetos como esse do Acre entram em nossa atmosfera e queimam, produzindo o espetáculo no céu.
Uma estação chinesa, também desativada, está faltando pouco para reentrar em nossa atmosfera. E o Brasil está na rota. Saiba mais sobre ela em nosso outro artigo.
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.