Planetas

Nova imagem de Júpiter revela tempestade impressionante

A missão Juno está nos dando uma compreensão incomparável do que está abaixo das nuvens de Júpiter. Ela também nos proporciona visões extraordinárias do planeta e “cientistas cidadãos” conseguiram processá-las em verdadeiras obras de arte.

A última imagem lançada pela NASA descreve uma tempestade na região polar norte do planeta. Foi registrada pela sonda Juno em 16 de dezembro de 2017, quando a nave espacial estava orbitando apenas 8,8 mil quilômetros do topo das nuvens de Júpiter.

content-1516980951-pia21976

Esta foto é apenas uma das imagens tiradas pela Juno durante o seu mais recente flyby, o décimo desde que começou a orbitar Júpiter em junho de 2016.

O processamento da imagem foi realizado pelo cientista cidadão Björn Jónsson, usando dados brutos coletados pelo analisador de imagens da sonda. O resultado final mostra as nuvens que fluem na atmosfera do gigante de gás.

O sofisticado conjunto de instrumentos da Juno, incluindo o JunoCam, foi projetado para nos ajudar a entender a origem e a evolução de Júpiter. A análise da atmosfera, a medição da composição, a temperatura e o movimento das nuvens são outros objetivos da missão. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.