A missão Juno está nos dando uma compreensão incomparável do que está abaixo das nuvens de Júpiter. Ela também nos proporciona visões extraordinárias do planeta e “cientistas cidadãos” conseguiram processá-las em verdadeiras obras de arte.
A última imagem lançada pela NASA descreve uma tempestade na região polar norte do planeta. Foi registrada pela sonda Juno em 16 de dezembro de 2017, quando a nave espacial estava orbitando apenas 8,8 mil quilômetros do topo das nuvens de Júpiter.
Esta foto é apenas uma das imagens tiradas pela Juno durante o seu mais recente flyby, o décimo desde que começou a orbitar Júpiter em junho de 2016.
O processamento da imagem foi realizado pelo cientista cidadão Björn Jónsson, usando dados brutos coletados pelo analisador de imagens da sonda. O resultado final mostra as nuvens que fluem na atmosfera do gigante de gás.
O sofisticado conjunto de instrumentos da Juno, incluindo o JunoCam, foi projetado para nos ajudar a entender a origem e a evolução de Júpiter. A análise da atmosfera, a medição da composição, a temperatura e o movimento das nuvens são outros objetivos da missão. [IFLS]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.