Estrelas

NASA libera imagens impressionantes de nebulosa distante

A NASA divulgou uma nova imagem surpreendente da Nebulosa da Pata do Gato, uma região formadora de estrelas localizada a aproximadamente 5.000 anos-luz da Terra. A imagem foi tirada pelo Telescópio Espacial Spitzer, como parte do projeto de Galactic Legacy Mid-Plane Survey, ou GLIMPSE, que fez o mapa mais preciso da barra central de nossa galáxia.

Estima-se que a nebulosa Pata do Gato, também chamada de NGC 6334, tenha cerca de 80 a 90 anos-luz de comprimento, nomeada por suas grandes feições redondas que parecem um pouco com uma pata felina. Ela é encontrada na constelação de Escorpião, com estimativas de sua distância de nós variando de 4.200 a 5.500 anos-luz de distância.

É conhecida como uma nebulosa de emissão, onde os fótons de alta energia das estrelas próximas ionizam o gás na nebulosa. As regiões vermelhas brilhantes da imagem são estrelas recém-nascidas esquentando o gás que as rodeia. As regiões verdes são onde as estrelas quentes colidem com moléculas chamadas hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, fazendo com que brilhe.

Mas mesmo com essas câmeras incríveis, não podem ver tudo. A NASA observou que as regiões escuras de ambas as imagens “são regiões de gás e poeira tão densas que nem mesmo a luz infravermelha pode passar por elas”. Eles acrescentaram que podem até ser o berço de novas estrelas. [IFLS]

Continue lendo...