Planetas

Sonda da NASA tira foto da Terra a 43 milhões de quilômetros

A NASA Parker Solar Probe está acelerando em direção ao Sol para começar sua missão, mas isso não significa que não possa tirar um momento para olhar de onde ela veio. Em 25 de setembro (2018), a sonda tirou uma foto da Terra a 43,5 milhões de quilômetros de distância.

Na imagem abaixo, que foi tirada usando o Imageador de campo amplo, ou WISPR, é composto de dois telescópios apontados para vistas diferentes do céu. O telescópio externo pegou a imagem da Terra e será usado para observar características na atmosfera do Sol.

Enquanto a Terra certamente ocupa o centro do palco nesta foto, não é a única característica astronômica digna de se falar. O aglomerado estelar das Plêiades fica logo à esquerda da Terra no mesmo plano. E as estrelas conhecidas como Bellatrix e Betelgeuse podem ser vistas na parte inferior da segunda imagem, que foi obtida pelo telescópio interno da sonda. A foto que contém o nosso planeta também tem um grande reflexo de lente, devido ao brilho da Terra.

Zoom na Terra mostra até a Lua como um leve desvio na parte direita.

A sonda realizou seu primeiro sobrevoo em Vênus em 3 de outubro e quase alcançou seu primeiro encontro com o Sol. Conhecido como seu periélio, isso acontecerá em 6 de novembro, quando a sonda estará a 24,1 milhões de quilômetros da superfície de nossa estrela, um pouco mais da metade da distância entre Mercúrio e o Sol. Ela acabará então por chegar a apenas 6,9 milhões de quilômetros. Em sua aproximação mais próxima, alcançará a incrível velocidade de 690.000 km/h. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.