Lembra daquela tempestade de poeira que envolveu Marte e colocou em risco a sonda Opportunity da NASA? Bem, ela ainda está em fúria – como mostrado nestas novas imagens bastante surpreendentes. Tiradas pela sonda Mars Express da ESA, uma delas foi registrada ontem, 2 de julho, a uma altitude de cerca de 4.300 quilômetros acima da superfície.

Tempestades de poeira em Marte são o resultado do aquecimento do solo. A poeira é tão pequena e leve que se eleva para a atmosfera e, em alguns casos como este, as tempestades podem cobrir todo o planeta como estamos vendo agora. Os cientistas não sabem ao certo por que isso acontece.
As imagens da Mars Express foram particularmente legais, porque uma delas (acima) mostrava o Monte Olimpo – a maior montanha do Sistema Solar de 26 quilômetros.
As várias imagens tiradas pela Mars Express são incríveis. Normalmente, podemos ver crateras, vales e muito mais na superfície do Planeta Vermelho. Agora tudo o que podemos ver é um planeta em branco.
Essa tempestade de poeira foi vista pela primeira vez em Marte no final de maio, e agora é a maior tempestade de poeira que já vimos no Planeta Vermelho. Embora seja fascinante de se olhar, nem todo mundo está gostando.
Isso porque na superfície agora, o robô Opportunity da NASA está lutando por sua vida. O rover depende da energia solar e, com o dia se transformado em noite pela poeira, teve que se colocar para hibernar enquanto aguarda a tempestade acabar. [IFLS]