Planetas

NASA deve anunciar hoje a morte do robô Opportunity

Em Junho do ano passado, uma tempestade de areia gigantesca tomou conta do planeta vermelho. As missões da NASA na superfície de Marte foram todas canceladas temporariamente até que a poeira abaixasse, no entanto, uma delas não parece ter se saído bem desse acontecimento – e, talvez, hoje a NASA dará fim a ela.

Lançada em 2003, chegando em Marte em 2004, a missão do robô Oportunitty custou cerca de US$ 400 milhões e seus principais objetivos é estudar as rochas marcianas, bem como o solo do planeta em geral e procurar sinais de vida passada. A missão já durou bem mais do que o esperado – 90 dias marcianos. E hoje, depois da NASA se esforçar para reativar o rover, a agência pode finalizar as comunicações já inexistentes com o Oportunitty.

Apesar das tempestades de areia em Marte não serem nenhuma novidade, parece que a do ano passado prejudicou muito o robozinho. Outras missões em solo como o rover Curiosity são alimentadas por energia nuclear, o que não é o caso do Oportunitty, que é pela luz solar. Dessa forma, a poeira pode ter obscurecido os painéis completamente e independido de sair de seu modo de hibernação.

Embora a ideia de uma tempestade tão grande que cubra todo o planeta possa parecer aterrorizante, devido à fina atmosfera em Marte – apenas cerca de 1% tão densa a da Terra – os ventos não chegam a ser muito fortes. No entanto, a areia pode representar um gravíssimo problema para o robô.

A NASA fará um anúncio na tarde desta quarta-feira, 13/02, anunciando o fim (ou não) da missão. O que resta agora é aguardar informações futuras. Força, Oportunitty!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.