Em Junho do ano passado, uma tempestade de areia gigantesca tomou conta do planeta vermelho. As missões da NASA na superfície de Marte foram todas canceladas temporariamente até que a poeira abaixasse, no entanto, uma delas não parece ter se saído bem desse acontecimento – e, talvez, hoje a NASA dará fim a ela.
Lançada em 2003, chegando em Marte em 2004, a missão do robô Oportunitty custou cerca de US$ 400 milhões e seus principais objetivos é estudar as rochas marcianas, bem como o solo do planeta em geral e procurar sinais de vida passada. A missão já durou bem mais do que o esperado – 90 dias marcianos. E hoje, depois da NASA se esforçar para reativar o rover, a agência pode finalizar as comunicações já inexistentes com o Oportunitty.
Apesar das tempestades de areia em Marte não serem nenhuma novidade, parece que a do ano passado prejudicou muito o robozinho. Outras missões em solo como o rover Curiosity são alimentadas por energia nuclear, o que não é o caso do Oportunitty, que é pela luz solar. Dessa forma, a poeira pode ter obscurecido os painéis completamente e independido de sair de seu modo de hibernação.
Embora a ideia de uma tempestade tão grande que cubra todo o planeta possa parecer aterrorizante, devido à fina atmosfera em Marte – apenas cerca de 1% tão densa a da Terra – os ventos não chegam a ser muito fortes. No entanto, a areia pode representar um gravíssimo problema para o robô.
A NASA fará um anúncio na tarde desta quarta-feira, 13/02, anunciando o fim (ou não) da missão. O que resta agora é aguardar informações futuras. Força, Oportunitty!
Nordestino arretado, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.