Planetas

NASA perde contato com Opportunity e encerra missão

Um minuto de silêncio para o rover Opportunity…

Conforme o esperado, na tarde desta quarta-feira, 13/02, a agência espacial americana decretou o fim da missão Opportunity após a enorme tempestade de poeira em Junho de 2018 ter colocado o robô e hibernação. Na época, outras missões da NASA na superfície de Marte foram paradas temporariamente até que a poeira abaixasse, no entanto, ao contrário do Curiosity, o Opportunity nunca voltou a ativa.

Essa missão é a prova do trabalho árduo e da qualidade que as missões espaciais são projetadas. O objetivo do rover era operar por apenas 90 dias no Planeta Vermelho. Ele rastreou toda a superfície marciana por 14 anos e 293 dias, 55 vezes mais do que foi planejado a durar. O Opportunity também se deslocou um total de 45,16 quilômetros de distância durante seus muitos anos de operação.

Entre suas descobertas incríveis, estão evidências de que a água líquida uma vez esteve na superfície de Marte. Em seus quase 14 anos de operação, descobriu meteoritos, explorou em detalhes vários novos locais, como a cratera Endeavor, e analisou a rocha e o solo do planeta vermelho.

Imagem de uma cratera marciana registrada pelo Opportunity.

Depois de mais de mil comandos para tentar restaurar o contato, engenheiros da Unidade de Operações de Voo Espacial do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL), fizeram sua última tentativa ontem, 12/02, porém sem resposta. Então, o operadores da missão resolveram finalizar a missão oficialmente, deixando Marte um pouco mais triste hoje. No entanto, o rover Curiosity e a sonda InSight estão mantendo o legado deixado pelo Opportunity e serão unidos nos próximos anos para nos trazer incríveis descobertas.

Ainda em 2020 a NASA pretende lançar um novo rover para Marte, com objetivo de estudar a geologia, incluindo a possibilidade de antes ter existido vida no planeta vermelho.

Mas não é um adeus, esperamos um dia encontrá-lo novamente quando humanos estiverem na superfície de Marte. Obrigado por tudo Opportunity, e até logo! 

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.