Lembra daquela estrela artificial que foi lançada em órbita no outro mês? Bom, ela está prestes a voltar para a Terra.
No domingo, 21 de janeiro, a empresa americana Rocket Lab lançou a Humanity Star em seu foguete chamado Still Testing, da Nova Zelândia. Isso causou um pouco de polêmica, como foi feita para refletir propositadamente a luz e parecer brilhante, algo que os astrônomos não estavam muito felizes.
Originalmente, a Rocket Lab disse que iria orbitar por cerca de nove meses, até que sua órbita se decaísse o suficiente para que ela reentrasse na atmosfera. No entanto, agora parece que está voltando para a Terra cedo. Hoje, na verdade.
“As coisas geralmente têm um desempenho diferente em um ambiente espacial, que é o que descobrimos com a Humanity Star”, disse Peter Beck, CEO da empresa. O objeto é pequeno, com apenas 1 metro de largura, com 65 painéis altamente refletivos. Por isso, quase certamente queimará na atmosfera da Terra, sem que nenhum dos objetos consiga chegar à superfície da Terra.
Jonathan McDowell, astrônomo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, disse no Twitter que a órbita do objeto estava se degradando rapidamente. No momento, está a uma altura de cerca de 190 quilômetros, com a reentrada prevista entre as 6h30 e as 11h30 de hoje. Nas últimas 24 horas caiu pelo menos 30 quilômetros de altura.
Como mencionado, o objeto era bastante controverso, pois estrelas artificiais como essa podem arruinar a astronomia na Terra. Por exemplo, se você está fazendo uma exposição prolongada de um objeto no céu noturno, se isso acontecer na sua visão provavelmente arruinará sua observação.
Ainda assim, muitas pessoas tiveram a chance de ver o objeto, o que é legal. Mas a Rocket Lab disse que eles estão pensando em lançar mais objetos como este no futuro. O objeto deve queimar na atmosfera sobre o oceano pacífico e provavelmente não será visto por ninguém. [IFLS]