Eventos Astronômicos

O apagão de hoje foi causado por uma tempestade solar?

Na tarde desta quarta-feira, um apagão assolou diversos estados brasileiros. Afetando principalmente as regiões Norte e Nordeste. O assunto tomou conta das redes sociais e as pessoas queriam saber a causa deste apagão que deixaram milhares sem energia elétrica por até 5 horas.

565279

Sem respostas concretas, muita gente começou a especular a possibilidade de ter sido uma explosão solar que iria atingir a Terra na última semana. Pra quem não sabe, as tempestades solares são partículas carregas vindas do Sol que ao atingirem o nosso planeta podem cortar comunicações e prejudicar a rede elétrica.

Elas geralmente ocorrem quando o Sol lança uma ejeção de massa coronal (CME). O CME envia uma rajada de plasma e radiação eletromagnética para o espaço. Se isso ocorrer na direção da Terra, podemos ver os efeitos à medida que as partículas carregadas interagem com nossa magnetosfera.

Como foi comunicado pelo NOAA, a tempestade solar que atingiria a Terra na última quinta-feira (15/03) era de nível G1, mas fenômenos como esse podem chegar até G5. Tempestades desse nível não possuem força para causar um apagão, mas apenas pertubações em serviços de comunicações como GPS, telefone via satélite e qualquer outra coisa que dependa de equipamentos no espaço.

No entanto, dependendo da intensidade, surtos de corrente induzida geomagneticamente podem afetar gravemente as redes de energia – o que não foi o caso dessa vez.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema – ONS, o real motivo foi algo chamado “perda de carga”, devido ao mau funcionamento de um disjuntor no Pará. Tal efeito causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, localizados nas regiões Norte e Nordeste.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.