Eventos Astronômicos

Bola de fogo cruza o céu de Florianópolis e assusta moradores

A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina pode ter presenciado um fenômeno raríssimo no final da tarde do último domingo, 24/03. Moradores espalhados pela cidade filmaram o que parece ser uma enorme bola de fogo cruzando o horizonte em alguns segundos, o que acabou assustando muitas pessoas, especulando desde de avião caindo até meteoro.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a informação de queda de aeronave foi descartada, por outro lado, o fenômeno ainda continua um mistério – mas existem possibilidades dentro da realidade. Bolas de fogo cruzando o céu durante o dia são raríssimas de serem vistas, afinal, a dispersão da luz do Sol ofusca quaisquer objeto luminoso que venha adentrar a nossa atmosfera.

Anualmente caem toneladas de material metorítico na Terra, isso é, proveniente de rochas espaciais. Em sua grande maioria são partículas minúsculas que variam do tamanho de um grão de areia ao tamanho de um carro. Todas elas viajam a milhares de quilômetros por hora através do espaço e quando encontram o caminho do nosso planeta entram em nossa atmosfera como uma bola incandescente super-brilhante. Se for brilhante o suficiente, os astrônomos chamam o fenômeno de “bólido”.

Apesar de não haver ainda nenhuma confirmação por nenhuma autoridade, o evento por si só já é raríssimo. O grande número de rochas espaciais que caem na Terra pode justificar o fenômeno, mas acontecer durante o dia e ser filmado é, no mínimo, interessante. A NASA, por exemplo, divulgou há poucos dias um bólido gigante que aconteceu em alto mar e só foi registrado por satélite.

Até o fechamento desta matéria, nenhuma autoridade confirmou a origem meteorítica.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.