Eventos Astronômicos

5 grandes crateras de impacto de meteoritos no Brasil

O espaço ao nosso redor é repleto de rochas espaciais, às vezes algumas delas acabam por cruzar o caminho da Terra e entram em nossa atmosfera a velocidades altíssimas. A maioria vemos apenas como um rastro brilhante no céu, mas isso muda quando a massa da rocha é elevada.

Grande parte possui centímetros de diâmetro – ou milímetros – mas algumas chegam a ter até o tamanho de um carro. Sendo grande ou massiva o suficiente, a rocha não é consumida totalmente no atrito com o ar e chega ao solo – algumas podem produzir crateras enormes. Já foram encontrados vários meteoritos no Brasil, mas nem todos produziram crateras enormes.

Nós listamos aqui algumas das maiores crateras de impacto já encontradas em território nacional.

Cratera da Colônia

Localizada na região de Palheiros, São Paulo, a cratera possui incríveis 3,6 km e foi causada por um meteorito de aproximadamente 200 metros de diâmetro. Datada em 200 milhões de anos, essa também é a mais próxima de um centro urbano.

Cratera na Serra da Cangalha

Localizada no estado do Tocantins, essa incrível cratera de impacto possui impressionantes 13 km de diâmetro. É a segunda maior cratera no Brasil e teve seu impacto datado em cerca de 220 milhões de anos.

Cratera de Araguainha

Imagem ilustrativa: Cratera no Arizona, EUA.

Achou a cratera anterior gigante? Então conheça a de Araguainha. Localizada nas fronteiras dos estados de Mato Grosso e Goiás, ela possui 40 km de diâmetro e é considerada a maior da América do Sul.

Cratera de Vista Alegre

Imagem ilustrativa: Cratera no Arizona, EUA.

A quarta cratera em nossa lista é de tamanho razoável com 9,5 km de diâmetro. Está localizada em um distrito de mesmo nome do município de Coronel Vivida, no Paraná. Um pouco mais recente que as anteriores, ela foi datada em 130 milhões de anos desde o impacto.

Riachão Ring (Anel Riachão)

Localizada no Maranhão, essa cratera está claramente exposta na superfície e possui 4,5 km de diâmetro. Possui também uma idade de 200 milhões anos.

Existe um mapa interativo que você pode ver os impactos conhecidos de meteoritos em território nacional, acesse aqui.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.