Estrelas

NASA revela o incrível e assustador som do Sol

Dados da ESA (Agência Espacial Europeia) e do Observatório Solar e Heliosférico da NASA (SOHO) capturaram o movimento dinâmico da atmosfera do Sol por mais de 20 anos. Hoje, podemos ouvir o movimento do Sol – todas as suas ondas, loops e erupções – com nossos próprios ouvidos.

Esse som ajuda os cientistas a estudarem o que não pode ser observado a olho nu. “As ondas estão viajando e pulando dentro do Sol, e se seus olhos fossem sensíveis o suficiente, eles poderiam realmente ver isso”, disse Alex Young, diretor associado a Divisão de Ciências Heliofísicas do Goddard Space Flight Center da NASA.

O sol de fato não é silencioso. O zumbido baixo e pulsante de nossa estrela permite que os cientistas olhem por dentro, revelando enormes rios de material solar fluindo. Alex Young fala que esse som simples nos conecta com o Sol e todas as outras estrelas do universo.

Mas como é possível captar ondas sonoras se no espaço não tem ar? Algumas naves espaciais possuem instrumentos capazes de captar emissões de rádio. Os cientistas as convertem em som e os resultados são assustadores de se ouvir. [NASA]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.