Planetas

Vulcão em uma lua de Júpiter está prestes a entrar em erupção

Podemos não saber como prever erupções vulcânicas na Terra, mas acontece que somos muito bons em prever erupções em outras partes do universo. O vulcão Loki em Io, uma lua de Júpiter, deverá entrar em erupção a qualquer momento, de acordo com as previsões dos cientistas planetários.

A característica em forma de U do vulcão Loki em Io, registrada durante a passagem da sonda Voyager 1. (Créditos: NASA)

A previsão de que Loki provavelmente entrará em erupção neste mês foi apresentada esta semana no Congresso Europeu de Ciências Planetárias e Divisão de Ciências Planetárias da Reunião Conjunta da American Astronomical Society 2019 em Genebra pela Dra. Julie Rathbun, do Instituto de Ciências Planetárias, que estudou Loki por um longo tempo.

Em seu artigo de 2002, ela mostrou que ao longo dos anos 90 ocorria uma erupção a cada 540 dias, e usando mais de duas décadas de observações, ela continuou a fazer previsões e estudou como o ciclo para e muda ao longo do tempo. Atualmente, parece entrar em erupção a cada 475 dias.

“Loki é o maior e mais poderoso vulcão de Io, tão brilhante no infravermelho que podemos detectá-lo usando telescópios na Terra”, disse Rathbun em comunicado. “Se esse comportamento permanecer o mesmo, o Loki deve entrar em erupção em setembro de 2019”, concluiu.

Rathbun sugere que Loki é tão previsível por causa de seu tamanho. Loki é uma enorme depressão vulcânica com 202 km de diâmetro. É um lago de lava coberto por uma fina crosta solidificada, que se desfaz de vez em quando. Acredita-se que o tamanho extenso torne Loki menos afetado pelas pequenas mas numerosas complicações que os vulcões comuns apresentam.

“Achamos que Loki poderia ser previsível porque é muito grande. Devido ao seu tamanho, é provável que a física básica domine quando entrar em erupção, portanto as pequenas complicações que afetam vulcões menores provavelmente não afetarão tanto Loki”, disse Rathbun.

“No entanto,” ela alertou, “é preciso ter cuidado, porque Loki recebeu o nome de um deus trapaceiro e o vulcão não é conhecido por se comportar. No início dos anos 2000, quando o padrão de 540 dias foi detectado, o comportamento de Loki mudou e não exibiu comportamento contínuo novamente até 2013”, disse ela.

Essa potencial explosão de atividade poderia nos ajudar a entender melhor Io, o corpo celeste mais vulcanicamente ativo do Sistema Solar. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.