Você sabe o que é uma alunissagem?

Não tendo nada a ver com alucinação, o termo é usado para algo consideravelmente comum. Talvez você nunca tenha ouvido essa palavra, e por mais estranha que ela pareça, existe e é usada no meio aeroespacial. A menos que um marciano esteja lendo este texto, todos nós somos terrestres, correto? Pois bem, então vamos lá.

full-moon-2055469_960_720

Quando algum veículo vindo do espaço ou até mesmo que voa na Terra, ao pousar no solo, dizemos que ele aterrissou. “Nossa, aquele foguete fez uma aterrissagem suave”. Você já deve ter sacado a ideia do termo, já que se o objeto pouso na Terra, ele fez uma aTERRIssagem. Mas e quando algo chega na Lua, por exemplo? É aí que entra a palavra “alunissagem”.

Dessa forma, alunissar é o ato de pousar na Lua. E todas as naves já enviadas para o nosso satélite natural alunissaram lá, não aterrissaram. Para aterrissar, teriam que estar pousando na Terra.

Você conhecia essa palavra? Assim, da mesma forma que somos chamados de terrestres por nascermos na Terra, o ato de pousar na Lua também muda de nome. E sim, em Marte o termo é outro também, chama-se amartissagem. Quanto aos outros planetas, bom, não se têm notícias de outros termos, mas talvez siga essa mesma linha.

Agora da próxima vez que alguém dizer que algo aterrissou em outro astro, você já pode explanar essa palavra. Mas cá pra nós, é melhor usar “pousar” mesmo, serve pra tudo.

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *