Astrofísica

Você sabe de onde vem a gravidade?

Antes da leitura, ressaltamos que deixamos o assunto mais didático possível. A gravidade é um assunto muito mais complexo do que o que falamos aqui. Boa leitura!

Todos nós sabemos que a gravidade é o que nos prende no chão e não nos deixa sair voando por aí rumo ao espaço. Ela agrupa galáxias, mantém as órbitas dos planetas, fazem o equilíbrio de fenômenos naturais na Terra e todo o universo funciona baseado nessa força “misteriosa”.

Basicamente, a gravidade é causada pela curvatura no espaço-tempo de um corpo massivo. A Terra, a Lua, o Sol ou qualquer outro corpo causa essa curvatura e o que nos prende no solo é a atração gravitacional proporcionada pela Terra. Mas vale lembrar que peso é diferente de massa, ou seja, peso é equivalente com a força de atração do astro, por outro lado, massa não muda. Estando em Marte ou Plutão, você terá a mesma massa só o peso que mudará, afinal, são forças gravitacionais diferentes.

Mas afinal, de onde vem essa força? Ela rege nossas vidas e está agindo em nós a todo momento, mas muitas pessoas não sabem a origem. Para sermos sinceros, nem mesmo os cientistas não sabem ao certo de onde ela vem.

Isaac Newton e sua lei de gravitação diz que dois objetos exercem uma força de atração um sobre o outro. Esta relação é baseada na massa dos dois objetos e na distância entre eles. Quanto maior a massa dos dois objetos e menor a distância entre eles, mais forte é a atração das forças gravitacionais que exercem um sobre o outro.

Em sua teoria da relatividade, Albert Einstein explicou que a gravidade é mais do que apenas uma força: é uma curvatura no continuo espaço-tempo (como já falamos logo acima).

Demostração de como um corpo faz uma curvatura no espaço.
Demostração de como um corpo faz uma curvatura no espaço.

De acordo com a teoria de Einstein, o Sol curva o espaço-tempo e isso mantém a Terra em sua órbita. E essa ideia também explica porque estamos presos ao chão e não saímos voando para espaço: simplesmente por causa que, assim como o Sol, essa curvatura também é criada pela Terra no espaço e ficamos presos ao planeta como a Terra fica presa ao Sol. Simplificando: Pense que a Terra faz um buraco no espaço e estamos caindo neste buraco. (Confira a imagem acima para entender melhor).

Mas um fato é: a gravidade ainda continua sendo um mistério. Nossa compreensão sobre ela divide-se tanto no micro quanto no macro. Para você ter uma ideia, ao nível dos átomos e das moléculas, a gravidade simplesmente para de funcionar e não podemos, ainda, explicar o interior dos buracos negros.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.