Planetas

Astrônomo diz que encontraremos vida extraterrestre em breve

Um astrônomo sênior no Instituto de Busca por Vida Inteligente Extraterrestre (SETI), acredita que estamos a poucas décadas de confirmar a existência de vida extraterrestre inteligente. O Instituto SETI passou décadas investigando e explorando os fenômenos misteriosos e muitas vezes inexplicados do nosso universo. A esperança é que a busca nos ajude a confirmar que existe, de fato, vida extraterrestre lá fora.

image

Em entrevista ao site Futurismo, o astrônomo Seth Shostak discutiu onde estamos atualmente na busca por vida extraterrestre inteligente. Ele começou lançando uma aposta ousada: “apostou a todos uma xícara de café que encontraremos vida inteligente dentro de 20 anos”.

Quando perguntado o que a ciência tem a dizer atualmente sobre a existência de alienígenas, Shostak disse: “Muito pouco – porque não encontramos nenhum”. Ele continuou dizendo que, embora não possamos encontrar evidências que confirmem a vida extraterrestre ainda, o que descobrimos sobre o nosso Universo, nos últimos 20 anos, não foi insignificante.

O astrônomo também passou a discutir a probabilidade e a natureza de descobrir vida alienígena em algum lugar lá fora, nas partes ainda desconhecidas do nosso Universo.

Enquanto Shostak confia que, não apenas eventualmente, mas relativamente em breve, descobriremos a existência de uma vida inteligente extraterrestre, ele não tem tanta certeza quanto ao “contato”. Décadas de ficção científica nos fizeram acreditar seria algo fácil.

“Eu não sei sobre o contato”, disse Shostak. “Se eles estão a 500 anos-luz de distância, você vai ouvir um sinal que terá 500 anos, e se você transmitir de volta ‘Oi, somos os terráqueos, como você está?’ – Serão 1000 anos antes de você ouvir de volta. Então, não é exatamente um contato, mas pelo menos você sabe que eles estão lá”, concluiu o astrônomo. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.