Provavelmente você deve ter reparado que um ponto extremamente brilhante aparece todos os dias nos finais de tarde. Esse ponto é muitas vezes confundido com uma estrela, mas estamos no referindo ao nosso vizinho planetário, Vênus.
[expander_maker id=”3″ more=”Read more” less=”Read less”]
O planeta brilha tanto por causa de sua atmosfera ácida altamente reflexiva. Ao longo de bilhões de anos, a atmosfera de Vênus tornou-se incrivelmente espessa, provavelmente por causa de algo conhecido como o efeito estufa descontrolado, onde sua atividade vulcânica contribuiu para uma atmosfera incrivelmente densa. Tais nuvens que cobrem o planeta, refletem mais de 70% da luz solar que o atingem.
Por ser um horário em que há mais pessoas acordadas, Vênus possui mais observadores nesta época em que ele fica visível ao pôr do sol. No entanto, o planeta também é visível ao nascer do sol em algumas época do ano – e vice-versa. Agora, Vênus está a pouco mais de 10 dias de desaparecer do céu noturno do começo da noite e começará a ser visto antes do nascer do sol.
Depois do dia 20 deste mês, apenas pessoas com boa visualização do horizonte ainda conseguirão ver o planeta, até chegar o momento em que vai sumir completamente e só poderá ser visto apenas antes do sol nascer.
Se você não acorda 4h da manhã, aproveite essas últimas semanas para ver Vênus cedo à noite. Logo após sumir completamente, nosso vizinho planetário ou como alguns costumam chamar de “estrela D’alva”, só poderá ser visto neste horário em outubro de 2019.
Boas observações![/expander_maker]