Vênus desaparecerá do céu em alguns dias

Provavelmente você deve ter reparado que um ponto extremamente brilhante aparece todos os dias nos finais de tarde. Esse ponto é muitas vezes confundido com uma estrela, mas estamos no referindo ao nosso vizinho planetário, Vênus.

O planeta brilha tanto por causa de sua atmosfera ácida altamente reflexiva. Ao longo de bilhões de anos, a atmosfera de Vênus tornou-se incrivelmente espessa, provavelmente por causa de algo conhecido como o efeito estufa descontrolado, onde sua atividade vulcânica contribuiu para uma atmosfera incrivelmente densa. Tais nuvens que cobrem o planeta, refletem mais de 70% da luz solar que o atingem.

Por ser um horário em que há mais pessoas acordadas, Vênus possui mais observadores nesta época em que ele fica visível ao pôr do sol. No entanto, o planeta também é visível ao nascer do sol em algumas época do ano – e vice-versa. Agora, Vênus está a pouco mais de 10 dias de desaparecer do céu noturno do começo da noite e começará a ser visto antes do nascer do sol.

Depois do dia 20 deste mês, apenas pessoas com boa visualização do horizonte ainda conseguirão ver o planeta, até chegar o momento em que vai sumir completamente e só poderá ser visto apenas antes do sol nascer.

Se você não acorda 4h da manhã, aproveite essas últimas semanas para ver Vênus cedo à noite. Logo após sumir completamente, nosso vizinho planetário ou como alguns costumam chamar de “estrela D’alva”, só poderá ser visto neste horário em outubro de 2019.

Boas observações!

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *