Sonda Voyager 2 está saindo do sistema solar

A sonda Voyager 2 foi lançada em 1977 para estudar os quatro planetas gigantes do Sistema Solar. Mais de 40 anos depois, e tendo viajado quase 17,7 bilhões de quilômetros, a espaçonave pode estar se aproximando dos limites do Sistema Solar, o fim da heliosfera.

A heliosfera é a região do espaço dominada pelo vento solar e campos magnéticos do Sol. Ao sair dessa “bolha”, os raios cósmicos tornam-se mais comuns à medida que são desviados cada vez menos pelo material do Sol, e a Voyager 2 registrou um aumento de aproximadamente 5% desde o início de agosto, insinuando que está chegando perto da borda.

Isso é muito semelhante ao que a Voyager 1 viu em maio de 2012. E por essa razão, os pesquisadores acham que a Voyager 2 está prestes a tomar o importante ato de cruzar esse limite.

A Voyager 2 é um dos muitos observatórios distantes da Terra que estudam as mudanças do nosso Sol e como elas afetam nosso planeta, outros planetas e o Sistema Solar como um todo. A sonda está dando aos pesquisadores a mais avançada perspectiva sobre essa fascinante área da ciência. [IFLS]

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *