Eventos Astronômicos,Galáxias

Estamos na melhor época para ver a Galáxia de Andrômeda

Andrômeda é uma galáxia localizada a 2.537.000 anos-luz da Terra, com um número estimado de 1 trilhão de estrelas. Os cientistas acreditam que ela e a nossa Via Láctea estará em processo de colisão em alguns bilhões de anos. A galáxia possui cerca de 200 mil anos-luz de diâmetro e é um dos objetos mais brilhantes do espaço profundo.

[expander_maker id=”4″ more=”CONTINUE LENDO” less=”MOSTRAR MENOS”]

Estando à incríveis 2,5 milhões de anos-luz do nosso planeta, sua visualização não é fácil, mas possível. Andrômeda, atualmente, possui uma magnitude de 3,4 – a magnitude é usada para determinar a luminosidade de objetos celestes – e o limite de visualização do olho humano é aproximadamente 6. Lembre-se que quanto menor a magnitude, mais brilhante estará o objeto.

Em uma noite sem Lua no céu, a galáxia é visível na direção da Constelação de Andrômeda. Mas fique atento, não adianta tentar observar no centro de uma cidade, pois é praticamente impossível ver nas condições com muita poluição luminosa. Ela está na direção norte e o melhor horário para olhar é entre 23h e meia noite.

Ter um binóculo ou telescópio ajuda muito, mas não é necessário. A única coisa que é essencial é estar afastado da cidade e ter um céu minimamente estrelado. Aproveite pois ela está na melhor elevação no céu e estamos em dia sem Lua no céu. Nossa dica é que você tenha algum aplicativo para auxiliar na localização do astro, baixe o StarChart ou SkyMap. Boas observações![/expander_maker]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.