Planetas

Vela solar LightSail 2 está enviando fotos incríveis da Terra

A LightSail 2, ideia da Planetary Society, nos presenteou com novas imagens maravilhosas da Terra. A pequena espaçonave está atualmente em órbita a cerca de 720 km de altitude, e a equipe de missões da LightSail 2 está dando passos em preparação para a implantação da vela solar em algum momento a partir deste domingo, 21 de julho.

LightSail 2 capturou esta imagem do México em 12 de julho de 2019. (Créditos: The Planetary Society)

A LightSail 2 é um CubeSat que viajará pelo espaço usando apenas a energia vinda do Sol. As velas solares, uma vez implantadas, medirão 32 metros quadrados.

Os controladores de voo recentemente fizeram o upload de um patch de software relacionado ao sistema de estabilidade do LightSail 2. De acordo com a Planetary Society, o patch “refinou a operação das hastes de torque eletromagnéticas da espaçonave, que são responsáveis ​​por manter a LightSail 2 estável enquanto circula a Terra”.

A LightSail 2 capturou esta imagem da Terra no dia 7 de julho. O satélite está olhando para o mar do Caribe em direção à América Central. (Créditos: The Planetary Society)

Os controladores também testaram o sistema de controle de atitude do satélite. Eles colocaram esse sistema no modo de navegação solar para uma órbita inteira. Parte da telemetria dessa órbita é armazenada e outra é em tempo real. Os controladores analisarão todos os dados para ver como a espaçonave se comporta quando é executada no modo de navegação solar, antes que o sistema de velas seja implantado.

A Planetary Society diz que o satélite está “saudável” e estável em sua órbita. Antes de implantar o sistema de vela solar, os operadores querem ter certeza de que o sistema de controle de atitude está operando corretamente. Isso porque o arrasto atmosférico na vela implantada limita o período no qual a órbita da LightSail 2 pode ser aumentada.

Essa imagem incrível foi enviada em 6 de julho. (Créditos: The Planetary Society)

A LightSail 2 é a sucessora da LightSail 1. Ambas foram financiados pela The Planetary Society, o grupo sem fins lucrativos conhecido por sua abordagem inovadora para o avanço das tecnologias espaciais. No geral, todo o projeto LightSail custou US$ 7 milhões. [UniverseToday]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.