Planetas

Uma incrível duna “azul” foi registrada em Marte

A NASA não consegue parar de exibir imagens impressionantes da escuridão profunda e encantadora acima de nossas cabeças, e de todos os planetas, luas e estrelas que residem nela. Em seguida, sob o título de “Uma vez em uma Duna Azul” – em um par de fotos da superfície de Marte, onde uma das quais retrata o que parece ser uma pilha de areia linda de aparência turquesa.

extra_large-1529925735-cover-image

Como com muitas imagens espaciais, o que você está vendo na fotografia não é realmente o que parece. Dependendo do filtro usado, ou dependendo do que precisa ser destacado, as cores do negócio real são frequentemente alteradas. Neste caso, embora as dunas sejam diferentes da geologia ao redor, elas certamente não são tão vibrantemente azuis como a sonda Mars Reconnaissance Orbiter gostaria que fosse.

O que você está vendo aqui, na região da Cratera de Lyot, que prende areia, é um campo de “dunas clássicas de barchan”. As dunas de Barchan são típicas dunas de areia encontradas em regiões desérticas por todo o planeta. O vento unidirecional faz com que areia se acumule no lado da duna, e pequenas avalanches de areia caem no lado mais íngreme dela.

Isso é o que você pode ver na imagem acima: abundância de dunas de barchan,
Isso é o que você pode ver na imagem acima: abundância de dunas de barchan.

A formação de dunas depende, em parte, da densidade do ar. A atmosfera do Planeta Vermelho é cerca de 1% a da Terra, o que significa que as velocidades do vento são comparativamente baixas – mas ainda são fortes o suficiente para empurrar areia e formar essas dunas de aparência encantadora. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.