Eventos Astronômicos

Fenômeno incrível marcará a noite deste sábado

Observar o céu é uma atividade muito boa. E neste sábado (23/06), algo muito interessante irá acontecer em nosso céu noturno e você poderá observar sem necessidade alguma de equipamentos como telescópio ou binóculos.

moon and jupiter

Estamos falando de Lua e Júpiter que estarão formando uma belíssima conjunção no céu. No entanto, infelizmente, o fenômeno não estará visível por muito tempo. A partir de amanhã os dois astros já começam a ficar muito distantes um do outro, e vão perder a configuração interessante que estão formando.

Uma conjunção na astronomia refere-se quando dois astros estão próximos um do outro para quem está observando na Terra, afinal, Júpiter está a quase 1 bilhão de quilômetros e a Lua a 380 mil quilômetros de nós.

O horário de observar não tem segredo. A partir do momento em que o Sol se pôr e os dois astros aparecerem, já é a hora de observar. O fenômeno acontecerá a noite inteira e será visível em todo o Brasil.

Por mais simples que possa parecer, este fenômeno proporciona o momento ideal para parar um pouco e observar a imensidão do universo. Não precisando de equipamentos astronômicos para ver, a conjunção promoverá um momento incrível. Não perca!

Bons céus!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.