Eventos Astronômicos

Asteroide explode sobre a Rússia e assusta moradores

Várias cidades russas tiveram um fantástico show de luzes na quinta-feira passada, quando um meteoro brilhante explodiu em uma bola de fogo sobre a paisagem. E mais uma vez, ninguém viu chegar até explodir.

Os registros da bola de fogo mostram que o meteoro explodiu com 2,8 quilotons de força em 21 de junho às 01:16 UTC sobre várias cidades russas, incluindo Lipetsk, que fica a sudeste de Moscou. O tamanho da explosão se correlaciona com um pequeno asteroide de cerca de 4 metros de diâmetro, que é um pouco mais pequeno comparado ao asteroide de 20 metros que explodiu em fevereiro de 2013 sobre Chelyabinsk, na Rússia.

“O evento foi relatado por testemunhas das cidades de Kursk, Lipetsk, Voronzeh e Orel. Muitos deles relataram também um grande estrondo sônico”, disse a International Meteor Organization.

Embora ainda não saibamos se algum dos fragmentos atingiu a superfície da Terra, sabemos que a intensa explosão causada pelo atrito no ar provavelmente desintegrou a maior parte da rocha antes que ela tivesse a chance de chegar no solo.

No entanto, o asteroide não foi detectado até que atingiu nossa atmosfera, o que nos deixa um pouco nervosos. Apesar de não ser um enorme que poderia destruir a vida como a conhecemos, ele ainda mostra que temos um longo caminho a percorrer para detectar facilmente os “intrusos” do espaço.

Felizmente, a NASA está se esforçando para tornar-se melhor na detecção de asteroides potencialmente problemáticos, então vamos esperar que seremos avisados na rara chance de que um grande venha em nossa direção. Eventos como esse também servem para nos lembrar de que há perigos lá em cima. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.