Eventos Astronômicos

Um sorriso cósmico surgirá no céu nos próximos dias

Perdeu o eclipse lunar total desta segunda-feira (21)? Não se preocupe, um fenômeno tão bonito quanto a Lua eclipsada poderá ser observado nos próximos dias. Se você acorda cedo ou dorme mais tarde, já deve ter percebido que dois astros muito brilhantes nascem no horizonte próximo ao amanhecer. São eles – Vênus e Júpiter – juntamente com nossa Lua que formarão a conjunção.

Imagem à título de ilustração.

Na astronomia, o termo conjunção planetária é dado ao momento em que astros estão próximos um do outro no céu da Terra. A configuração formada por Vênus, Júpiter e a Lua se assemelhará a um rosto sorrindo, dependendo da perspectiva que você observar o fenômeno.

Vênus se trata do planeta mais brilhante da conjunção e surgirá na posição mais baixa no céu. A Lua, por outro lado, vai estar visível um pouco mais acima na fase minguante e pouco iluminada pelo Sol. Júpiter estará na elevação mais alta, com um brilho menor do que Vênus. Devido a um fenômeno psicológico chamado “pareidolia“, onde encontramos rostos em coisas aleatórias, nosso cérebro pode representar os planetas como “olhos” e a Lua como uma “boca sorrindo“.

Simulação do fenômeno no Stellarium.

O evento estará acontecendo no dia 31 deste mês de Janeiro e será visível perfeitamente de todo o Brasil. Os astros devem aparecer no céu na madrugada do último dia do mês às 4h (horário de Brasília). Muitas pessoas podem não assemelhar este “sorriso cósmico”, mas não deixar de ser um fenômeno muito bonito e interessante de se observar.

Bons céus!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.