Eventos Astronômicos

Impacto é registrado na Lua durante o eclipse desta semana

Você gravou todo o eclipse lunar desta última segunda-feira (21/01)? Verifique seu vídeo porque um impacto provavelmente aconteceu na superfície do nosso satélite natural durante esse fenômeno incrível. O eclipse foi visível em todas as Américas e dezenas de câmeras estavam filmando a Lua entrando na sombra da Terra, até que alguém percebeu um flash rápido durante a totalidade.

Astrônomos profissionais e amadores em todo o mundo fazem observações para captar esse tipo de impacto todos os meses. Há pouco mais de um ano, por exemplo, pessoas aqui no Brasil conseguiram registrar o momento exato onde uma rocha espacial impactava com o satélite. Dessa vez, no momento em que estava ocorrendo o eclipse lunar total, todas as câmeras que estavam filmando o fenômeno podem ter pego um flash de luz de um meteoro chegando na Lua.

De acordo com Marcelo Zurita, membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), o provável impacto ocorreu exatamente às 4h40min56s UTC próximo a Cratera Lagrange, no noroeste lunar. Zurita relatou em uma postagem que foi registrado por duas câmeras em João Pessoa, na Paraíba. No entanto, apesar das imagens indicarem o óbvio, ainda é necessário a confirmação oficial do impacto.

Nós da Mistérios do Espaço ainda estamos verificando se pegamos esse flash de luz em nossa live, mas para fortificar ainda mais a ideia de que realmente foi um impacto, o pessoal do TimeAndDate também registrou o ponto luminoso, como você pode ver no printscreen logo acima.

ATUALIZAÇÃO: O impacto foi confirmado.

Novas estimativas indicam que a rocha possuía algo próximo de 2 kg de massa, 25 cm de diâmetros e produziu uma cratera de mais de 4 metros na superfície lunar. Os cálculos foram feitos pelo pessoa da BRAMON e a pesquisa completa está disponível aqui.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.