Afinal, quem não gosta de observar a Lua? Nosso satélite natural sempre nos proporciona uma bela visão em praticamente todas as noites. Agora imagina se você estiver observando e consegue presenciar um raríssimo impacto de meteoroide lunar e ainda registrá-lo. Foi o que aconteceu com esses astrônomos brasileiros que estavam participando de uma campanha a procura desses eventos.
Marcelo Zurita, da Associação Paraibana de Astronomia e David Duarte/Romualdo Caldas, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas foram os felizardos em registrar o evento. O impacto foi capturado pelas câmeras por volta das 5h13min (horário de Brasília) nas proximidades da cratera Da Vinci, na Lua.
Os observadores estavam apostos pois estávamos no pico da chuva de meteoros Geminídeas, o que aumentavam as chances de registrar algo. A rocha em questão entrou na atmosfera lunar a incríveis 120 mil km/h e pode ter gerador uma nova cratera de aproximadamente 4 metros na superfície.
Em um dos registros foi feito com um telescópio do tipo newtoniano com uma câmera de modelo SCB-2000. O evento registrado pelo Marcelo, David e Romualdo está disponível logo abaixo. Você verá um flash de luz rápido gerado no momento do impacto.