Eventos Astronômicos,Planetas

Um novo planeta começa a ficar visível no céu noturno

Você é bom observador do céu? Então fique feliz, um dos planetas mais brilhantes do céu noturno começa a ficar visível nos finais de tarde, durando até os próximos meses, onde subirá mais e mais no céu noturno. Estamos falando de Vênus, também conhecido como a “estrela d’alva”.

Vênus é segundo planeta na ordem do sistema solar e o primeiro quando falamos em temperatura. Devido a sua espessa atmosfera, o calor que entra não consegue sair e assim ele se torna o planeta mais quente do sistema solar apesar de ser o segundo na ordem. E também por causa de sua nuvens, ele é o planeta que mais brilha no céu, por refletir muita luz solar.

Vênus ele pode aparecer tanto ao amanhecer quanto ao entardecer. Nessa época do ano, o planeta estará surgindo no horizonte ao entardecer, o que faz com que ele seja mais observado do que o normal, porque geralmente ao amanhecer não há tantas pessoas acordadas parar apreciá-lo.

Screenshot_2

A partir deste mês de Março, Vênus começa a ficar visível na direção Oeste – a mesma o que o Sol se põe. Ele ainda está muito baixo no horizonte, portanto, para vê-lo é necessário um bom campo de visão. Mas se não preocupe, com o passar dos dias, ele vai subindo no céu e ficará cada vez mais alto, até começar a descer novamente daqui a alguns meses.

Ao lado dele também poderemos ver Mercúrio, no entanto, já é um pouco mais complicado porque o planeta não sobe tanto no céu e só é visível na linha do horizonte nos próximos dias.

Prepare-se pois nos próximos meses teremos algo muito além do que apenas Vênus no céu, a Lua também dará seu espetáculo quando ficar juntinha com o planeta em uma belíssima conjunção. Fique ligado aqui na Mistérios do Espaço que iremos divulgar tudo detalhado para vocês quando o evento se aproximar.

Bons céus!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.