Planetas

Um asteroide passará “próximo” a Terra neste fim de semana

Um asteroide deve passar “perto” de Terra neste fim de semana. E embora 2020 possa ser um ano cheio de surpresas inesperadas, você pode ignorar as manchete alarmantes, pois o asteroide passará pacificamente pelo planeta a uma distância segura.

O asteroide, conhecido como 163348 (2002 NN4) ou apenas 2002 NN4, fará uma aproximação à Terra na madrugada de domingo às 00:20 BRT. O corpo celeste passará por nosso planeta a uma distância de 5.093.634 quilômetros, cerca de 13 vezes a distância da Lua à Terra, de acordo com a NASA Asteroid Watch.

Embora esta seja uma distância relativamente longa, é perto o suficiente para ser definido como um “Asteroide Potencialmente Perigoso” pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Este é um termo usado para descrever asteroides com tamanho superior a 140 metros e passando a pelo menos 7,5 milhões de quilômetros de Terra.

Os caminhos orbitais do 2002 NN4 (visto em branco prateado) e Terra (visto em azul claro). (Créditos: NASA/JPL_

No entanto, o asteroide da vez não é motivo de preocupação. Muitos veículos de notícias classificaram o NN4 2002 como um asteroide “potencialmente catastrófico” que está “caminhando em direção à Terra”. Fique tranquilo, a Terra estará sã e salva deste visitante. A rocha espacial tem entre 0,2 e 0,5 km de diâmetro, aproximadamente o tamanho de um estádio de futebol, e passará rapidamente pelo nosso planeta a 11,1 quilômetros por segundo.

Os cientistas calculam o tamanho dos asteroides observando seu brilho. Depois de considerar a distância do asteroide e sua refletividade da superfície, que podem ser determinadas por vários fatores, como forma e composição química, a quantidade de luz que reflete pode ser usada para medir seu tamanho.

Asteroides são objetos rochosos que orbitam em torno do Sol, como planetas. Ao contrário dos planetas, no entanto, eles são notavelmente menores. Nosso Sistema Solar está cheio de muitos asteroides, embora a maioria possa ser encontrada no cinturão de asteroides principal, que fica aproximadamente entre as órbitas dos planetas Marte e Júpiter. 2002 O NN4 é chamado de asteroide Aton, porque passará a maior parte de sua órbita mais próxima do Sol que da Terra.

O NN4 de 2002 orbita o Sol a cada 299,6 dias e fará sua próxima aproximação em 7 de junho de 2029, quando passar pela Terra ainda mais longe a uma distância de 8.805.448 quilômetros. [IFLS]

Continue lendo...