O fenômeno de conjunção planetária é inegavelmente comum. Basicamente, a Lua e planetas sempre estão passando próximos um do outro no céu terrestre, muitas vezes em configurações que formam cenas belíssimas para observarmos. Na noite desta segunda-feira (08), um novo e interessante formato aparecerá no céu terrestre com a Lua, Júpiter e Saturno como protagonistas.

Simulação do fenômeno no céu noturno. (Créditos: Stellarium)
Formando um triângulo no céu, Júpiter aparecerá na parte superior como o planeta mais brilhante do fenômeno. Saturno, por outro lado, estará visível logo abaixo ao lado da Lua. Os planetas e a Lua estarão a 647 milhões de quilômetros, 1 bilhão e 300 milhões de quilômetros e 382 mil quilômetros – considerando a ordem exemplificada no texto.
Apesar da distância enorme, nós veremos eles aparentemente juntinhos no céu terrestre. Mas fique atento, o melhor horário para ver o triângulo em seu mais perfeito alinhamento será a partir das 21h BRT, quando a Lua e os planetas começam a surgir no horizonte. Conforme a noite passa, a Lua muda de levemente de posição no céu e deixa o triângulo “torto”.
Não é necessário nenhum equipamento para observar, mas com a ajuda de um telescópio ou binóculos você poderá ver as crateras da Lua, Saturno de perto e alguns satélites naturais de Júpiter. Se o tempo cooperar, a Mistérios do Espaço estará fazendo uma transmissão ao vivo a partir das 22h BRT. E por mais simples que possa parecer, este evento é o momento ideal para parar um pouco e observar a imensidão do universo.
Boas observações!
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.