Tentar observar a galáxia da Via Láctea a partir da Terra é como tentar ver a parte externa de sua casa enquanto você está dentro dela. Para observá-la, você precisa de um céu realmente escuro, longe da poluição e das luzes da cidade. No final das contas, a nossa galáxia parecerá como uma névoa azulada no céu. Mas então, como sabemos que realmente estamos dentro de uma galáxia?
Veja essas duas fotos:

Galáxia de Andrômeda no céu noturno. (Créditos: Reprodução)
Esta é a galáxia de Andrômeda (galáxia de grande porte mais próxima da Via Láctea). Você pode tirar uma foto de uma galáxia como esta, porque você não está nela. Assim como você pode tirar uma foto da casa do vizinho ficando dentro de sua casa.

(Créditos: ESA)
Esta é a Via Láctea. Você pode tirar uma foto da galáxia como esta (e não como a primeira) porque está dentro dela. Da mesma forma que você pode tirar uma foto interna de sua casa, permanecendo em sua casa.
Publicado no Quora
Por Vinay KS e Shailendra Potdar
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.