Galáxias

Telescópio Espacial Hubble registra sorriso cósmico

Olhar para o céu noturno pode ser uma experiência incompreensível e existencial, então, de vez em quando, é bom ver um rosto amigável olhando para nós. Em uma nova imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA, as estrelas se alinharam para nos dar exatamente isso.

Esta feliz coincidência pertence ao aglomerado de galáxias SDSS J0952 + 3434, e cada uma das três luzes são de sistemas estelares distantes. O arco de luz que forma a boca parece estar fora de forma devido às fortes forças gravitacionais que distorcem sua luz.

“A galáxia inferior, em forma de arco, tem a forma característica de uma galáxia que foi gravitacionalmente fotografada – sua luz passou perto de um objeto massivo em direção a nós, fazendo com que ela ficasse distorcida e esticada”, explica a NASA.

Quando as estrelas nascem, elas emergem de gigantescas nuvens de gás, chamadas de berçários estelares. Com o tempo, esses berçários se tornam instáveis, sucumbindo às forças gravitacionais até se tornarem as sementes que dão origem a novas estrelas. Investigar as vidas de outras galáxias pode esclarecer como o gás é transformado em estrelas gigantes através do tempo e do espaço.

Isso é exatamente o que o Hubble estava fazendo quando se deparou com esse rostinho bonito em uma região rica em novas estrelas. Ao analisar a luminosidade, o tamanho e a taxa de formação de estrelas jovens em imagens como essas, os pesquisadores da NASA esperam entender melhor como as estrelas são formadas nos cantos frios e empoeirados do Universo.

A imagem foi tirada usando a Wide Field Camera 3 do Telescópio Espacial Hubble. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.