Planetas

O que aconteceria se Vênus e Marte trocassem de lugar?

Em uma reunião no início deste ano, alguns especialistas tiraram algum tempo de suas agendas para ter uma discussão intrigante – e se Marte e Vênus trocassem de lugar?

A questão foi levantada na reunião da Climatologia Comparativa dos Planetas Terrestres III no Instituto Lunar e Planetário em Houston, Texas, em agosto. Lá os pesquisadores estavam discutindo os ambientes dos mundos rochosos em nosso Sistema Solar e além.

Mas, de acordo com a NASA, um experimento mental sobre a mudança de nossos dois planetas vizinhos também foi discutido. É claro, foi apenas um pouco divertido – até onde sabemos, ainda não inventamos uma máquina que mova um planeta do seu lugar.

Marte tem uma massa de um décimo da Terra, enquanto Vênus tem uma massa bastante semelhante. O primeiro orbita dentro da zona habitável atual do Sol, enquanto o último orbita ligeiramente dentro da borda interna. Naturalmente, nem parece habitável agora – Marte tem uma temperatura média na superfície de -60 °C, com temperaturas chegando a 460 °C em Vênus devido à sua atmosfera espessa. Então, e se os trocássemos?

“Marte na órbita de Vênus seria razoavelmente tostado”, disse Chris Colose, cientista climático do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA. Marte hoje tem uma atmosfera rarefeita, destruída pelo Sol quando perdeu seu campo magnético por razões desconhecidas. Se movermos Marte para a órbita de Vênus hoje, é improvável que as temperaturas sejam altas o suficiente para liberar dióxido de carbono preso no planeta para engrossar muito a atmosfera.

Mesmo que pudesse ficar mais espesso, sem um campo magnético, Marte não poderia se agarrar à sua atmosfera, o que significa que as chances de a água líquida existir seriam escassas. “Eu suspeito que seria apenas uma rocha mais quente”, disse Colose.

Quanto a Vênus, curiosamente, sua temperatura não depende muito do Sol; movê-lo para a órbita de Marte, e ainda permaneceria em grande parte semelhante do que é hoje. Por muito tempo, no entanto, pode ser que o planeta comece a esfriar. Caso contrário, a única opção é levá-lo além da órbita de Marte.

“Parece que simplesmente mudar as órbitas da atual Vênus e Marte não produziria um segundo mundo habitável”, escreveu Elizabeth Tasker, da NASA. Mas se Vênus tivesse se formado originalmente na posição de Marte, um planeta desse tamanho poderia ter se saído melhor em manter a sua atmosfera. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.