O carro elétrico vermelho e seu motorista de manequim, lançados em fevereiro na missão inaugural do enorme foguete Falcon Heavy da SpaceX ultrapassaram a órbita de Marte, disseram representantes da empresa no último dia 2 de novembro.
“A localização atual de Starman. Próxima parada, o restaurante no final do universo”, falou a SpaceX em seu Twitter com a imagem abaixo.
Mas não vão ficar para sempre além de Marte. Como você pode ver no diagrama, o par se fixará em sua órbita heliocêntrica, eventualmente chegando tão perto do sol quanto a Terra.
O Roadster e o Starman chegarão a algumas centenas de milhares de quilômetros do planeta em 2091, de acordo com um estudo de modelagem em órbita. Os autores desse estudo determinaram que o carro vai colidir em Vênus ou na Terra, provavelmente dentro das próximas dezenas de milhões de anos. Eles dão ao carro espacial uma chance de 6% de atingir a Terra nos próximos 1 milhão de anos, e uma chance de 2,5% de bater em Vênus.
A segunda missão do Falcon Heavy, lançará o satélite de comunicações da Arábia Saudita, o Arabsat-6A, em órbita geoestacionária, está prevista para janeiro de 2019. [LiveScience]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.