Eventos Astronômicos

“Superlua rosa” marcará a noite desta terça-feira

Nesta terça-feira, 7 de abril, você poderá ver uma Lua cheia diferente – chamada popularmente de “superlua rosa”. Ao contrário do que diz a termologia popular, o satélite natural não ficará rosa, mas parecerá a maior e mais brilhante de todas as Luas cheias de 2020.

(Créditos: Reprodução)

Desta vez, estaremos vendo obtendo a Lua em seu perigeu: o ponto mais próximo possível de nós em sua órbita elíptica, a meros 357.035 quilômetros de distância da Terra. Uma superlua pode parecer 7% maior que a Lua cheia média e 15% mais brilhante também.

Isso é bastante empolgante para os astrônomos, mesmo que a diferença nem sempre pareça impressionante da Terra. E, como bem sabemos, superlua tendem a atrair um pouco de poesia. Agora, o evento também está sendo chamado de ‘rosa’, graças às belas flores Phlox subulata que florescem na primavera nos EUA e no Canadá nesta época do ano.

Mesmo que não pareça rosa, é o momento ideal de olhar para o céu noturno para admirar nosso satélite natural e nos dar alguns minutos de descanso com esses tempos difíceis pelos quais todos estamos passando.

A “superlua rosa” será visível no céu noturno a partir das 17h40min (horário de Brasília) desta terça-feira, 07 de abril. A transmissão ao vivo exclusiva na Mistérios do Espaço acontecerá a partir das 21h30min (horário de Brasília), onde veremos a Lua de pertinho com um telescópio e comentaremos assuntos diversos no âmbito da astronomia.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.