Cientistas detectaram um exoplaneta super-terra em torno de uma estrela anã vermelha próxima. Uma descoberta importante, enquanto continuamos a procurar outros mundos habitáveis.
O planeta, GJ 625 b, está em órbita em torno de uma estrela M do tipo M2 anã chamada GJ 625, a cerca de 21,2 anos-luz de nós. Acredita-se que o exoplaneta tenha pelo menos 2,8 vezes a massa da Terra e orbita sua estrela em 14,6 dias da Terra.
GJ 625 b está localizado na borda interna da zona habitável da estrela, onde as temperaturas são ideais para a existência de água líquida. Ele orbita a uma distância de cerca de 0,08 UA (unidade astronômica, 1 AU é a distância da Terra ao Sol).
“Estando tão perto de nós, o planeta é um alvo muito promissor para estudar sua atmosfera”, disse Alejandro Suarez Mascareño, do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias. Ele também ressaltou que o planeta é “provavelmente rochoso”.
“Recebe mais energia da sua estrela do que a Terra recebe do Sol, mas com o tipo certo de atmosfera pode abrigar água líquida em sua superfície”, ele acrescentou.
A equipe de pesquisadores estima que o planeta tenha uma temperatura superficial de 75 °C, mas isso dependerá do tipo de atmosfera que tenha – se houver uma. Pode haver outros planetas em órbita ao redor da estrela, também. [IFLS]