Planetas

SpaceX revela carga secreta em carro levado ao espaço

No ano passado, o Tesla pessoal de Elon Musk foi para o espaço durante o lançamento do foguete histórico da SpaceX em fevereiro, mas o Falcon Heavy também carregava uma segunda carga secreta que quase ninguém conhecia. Escondido no interior do carro, estava um objeto pequeno e misterioso projetado para durar milhões (talvez bilhões) de anos – mesmo em ambientes extremos como o espaço, ou nas superfícies distantes de corpos planetários longínquos.

Chamado de Arch, esse pequeno dispositivo de armazenamento é construído para arquivamento de dados a longo prazo, contendo bibliotecas de informações codificadas em um pequeno disco de cristal de quartzo, não muito maior que uma moeda.

De acordo com Arch Mission Foundation, a organização sem fins lucrativos da Califórnia por trás da tecnologia, esses Archs poderiam “preservar e disseminar o conhecimento da humanidade através do tempo e do espaço, para o benefício das gerações futuras”. O Arch parece um DVD reduzido, mas seu potencial de armazenamento de dados vai muito além de qualquer disco ótico que você tenha em sua casa.

A tecnologia, desenvolvida pelo físico Peter Kazansky, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, pode, teoricamente, conter até 360 terabytes de dados, aproximadamente 7.000 discos Blu-Ray. Mas ainda mais impressionante, são dois dos objetos de armazenamento de maior duração já criados pelos humanos, teoricamente estáveis ​​até 14 bilhões de anos, inscrito por nanoestruturação a laser em vidro de sílica de quartzo.

O disco Arch atualmente está pelo espaço no Tesla Roadster do Musk a uma velocidade de 12.908 km/h e foi carregado com a trilogia Foundation de Issac Asimov – um clássico da ficção científica, com propósito similarmente preocupado com o conceito de preservar o conhecimento humano e a cultura em um Universo vasto e implacável. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.