Planetas

Sonda se aproximou de Saturno e registrou imagens históricas


Nos meses que antecederam o seu voo final em 15 de setembro, a Cassini trabalhou arduamente. Desde abril, ela vêm se focando entre Saturno e seus anéis, enviando fotos que nos mostram detalhes impressionantes. De acordo com o cronograma, a sonda está prestes a mergulhar profundamente em Saturno e desaparecer para sempre.

No entanto, a Cassini ainda está enviando imagens e outros dados, e continuará enviando dados até o final da sua jornada.

ringripples (1)

Agora, a NASA acaba de lançar duas imagens do anel B de Saturno como nunca antes o vimos. A primeira imagem, tirada em 4 de junho, é uma imagem detalhada em preto e branco da estrutura ondulada na seção interna do anel.

Isso é chamado de Janus 2, porque a ondulação é gerada por Janus, uma lua que orbita Saturno fora do anel A. Para cada órbita realizada por Janus, as partículas do anel completam duas. Isso cria uma onda espiral. Na verdade, é o mesmo mecanismo que faz com que os braços das galáxias espirais se formem.

Embora seja nomeado de Janus, as ondulações também não aconteceriam sem Epitémio. As duas luas orbitam Saturno quase exatamente na mesma proporção.

ring2

A segunda imagem (acima), registrada em 6 de julho, é a imagem de resolução mais alta que já registramos dos anéis de Saturno, a uma escala de cerca de 3 quilômetros por pixel.

A imagem é um mosaico composto de cores, criado a partir de fotos tiradas usando filtros de espectros vermelhos, verdes e azuis. As bandas têm bordas excepcionalmente afiadas, de acordo com as medições de rádio da Cassini, e variam entre cerca de 40 quilômetros de largura para as menores, e cerca de 300 a 500 quilômetros para as faixas mais espessas. [ScienceAlert]

Além dessas imagens, a NASA já lançou várias outras impressionantes. Confira elas em nosso outro artigo.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.