No mês passado, decolou da Flórida, nos EUA, a primeira sonda feita com dinheiro privado que provavelmente irá pousar na Lua. Inclui um lander chamado Beresheet com tradução para “Genesis”, e, se alunissar com sucesso na superfície do satélite natural, se tornará a primeira sonda privada a fazer algo do tipo. A expectativa é que pouse em Abril.
Se Beresheet chegar à Lua, a vida da sonda será curta. Durará cerca de dois dias na superfície, reunindo imagens e transmitindo tudo de volta à Terra. O robô também visa estudar o campo magnético da Lua, usando um magnetômetro a bordo. O local que a sonda está mirando é chamado Mare Serenitatis, e esta região apresenta “anomalias magnéticas” que a sonda espera analisar melhor.
Tendo em vista que a tecnologia ainda está a caminho da Lua, o centro de controle resolveu tirar uma foto do nosso pálido ponto azul. A foto abaixo mostra uma linda visão do nosso planeta a uma distância de 37 mil quilômetros. A imagem foi divulgada nesta terça-feira, 05/03, e mostra a Terra azul e redonda, assim como ela naturalmente é – incrível!
O orçamento total para a missão é de US$ 90 milhões, e apenas cerca de US$ 2 milhões são provenientes do governo israelense. Se for bem sucedida, será a primeira viagem de Israel à Lua, trazendo a bandeira do país para o satélite natural.