Planetas

Sonda israelense colide na Lua após apresentar falhas

No que teria sido o primeiro pouso de sucesso lunar financiado pelo setor privado e o primeiro de Israel – o pouso da sonda Beresheet falhou poucos segundos antes de alunissar – que é o ato de pousar na Lua -, depois que um dos principais motores falhou. Pouco depois da falha, os engenheiros reajustaram a nave, mas acabaram perdendo a comunicação com a sonda de 150 quilos antes de cair na superfície lunar.

Última foto da sonda antes do impacto. (Créditos: SpaceIL)

“Nós não conseguimos, mas definitivamente tentamos, e acho que a conquista de chegar aonde chegamos é tremenda”, disse Morris Kahn, presidente e principal financiador do SpaceIL. “Eu acho que podemos nos orgulhar, você ganha algumas vezes, e perde em outras”, disse Kahn.

Caso tivesse sido um sucesso, eles planejavam usar seus motores para diminuir a velocidade da espaçonave até que ela ficasse totalmente parada a poucos metros acima da superfície. Uma vez que alcançou uma posição estável de 5 metros acima da Lua, as equipes teriam desligado completamente os motores, permitindo que o módulo pousasse no chão usando a gravidade da Lua. Uma vez alunissada, a Beresheet deveria tirar fotos da superfície da Lua e medir seu misterioso campo magnético.

Enquanto o início do pouso automatizado foi bem, o motor falhou quilômetros acima da superfície da Lua – uma altitude razoável para não ocorrer um pouso desastroso. Se fosse bem sucedido, Israel se juntaria a um grupo de elite de outras nações que completaram com sucesso os desembarques lunares, incluindo os EUA, a China, a antiga União Soviética e a Agência Espacial Europeia.

“Não pare de acreditar! Nós chegamos perto, mas infelizmente não conseguimos o processo de pouso”, disse a empresa espacial sem fins lucrativos de Israel, a SpaceIL. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.