Planetas

Sonda InSight grava o som de ventos em Marte; ouça

O módulo de pouso InSight da NASA aterrissou no Planeta Vermelho em 26 de novembro de 2018 e, desde a sua chegada, o robô se concentrou em se aclimatar ao novo ambiente. E agora, a equipe por trás da missão transformou os primeiros bits desses dados em uma incrível nova trilha sonora.

“Esta é a primeira vez na superfície de Marte que temos instrumentos capazes de detectar até a freqüência que os seres humanos podem ouvir”, disse Tom Pike, cientista do projeto InSight que se concentra nos sensores. Desta vez, os sensores da InSight capturaram um ruído baixo causado por vibrações do vento, estimando-se que sopram entre 5 a 7 metros por segundo.

Os cientistas alertaram para não ficarmos muito apegados a essas gravações, porque não durarão muito tempo, pois os sensores serão destinados exclusivamente para sua missão científica, onde o sismógrafo do robô não será capaz de ouvir o vento, mas apenas com os ruídos do interior do planeta.

Mas a própria NASA ainda diz que não para por aí, pois em breve outra missão trará um som mais claro. Em apenas alguns anos, o novo rover Mars 2020 está programado para pousar com dois microfones a bordo. O primeiro, fornecido pelo JPL, é incluído especificamente para registrar, pela primeira vez, o som de um pouso em Marte. O segundo será capaz de detectar o som do laser do instrumento enquanto ele atinge materiais diferentes. Isso ajudará a identificar esses materiais com base na mudança da frequência do som.

Enquanto isso, os sons do vento marciano são um lembrete de quão longe a InSight está, tornando-se a oitava espaçonave a amartissar com sucesso no Planeta Vermelho. [NASA/Space}

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.