Sonda espacial tira foto da Terra a 1 milhão de quilômetros

A imagem do Pálido Ponto Azul da Terra, registrada pela nave espacial Voyager 1 em 1990, é uma das imagens mais famosas do nosso planeta já tirada. Agora, uma minúscula espaçonave registrou uma nova imagem da pequenez do nosso planeta.

Em 8 de maio, a NASA enviou sua missão InSight a Marte, um lander que irá estudar o Planeta Vermelho. Pegando uma carona na missão, no entanto, havia dois minúsculos CubeSats oficialmente conhecidos como MarCO-A (Mars Cube One) e MarCO-B. Eles são mais carinhosamente chamados de Eva e Wall-E, em uma homenagem ao filme da Pixar.

Um dia após o lançamento, o Wall-E usou sua câmera fisheye para verificar se sua antena de alto ganho havia se desdobrado adequadamente. Mas na foto haviam dois intrusos: a Terra e a Lua. “Considere nossa homenagem à Voyager”, disse Andy Klesh, engenheiro-chefe da MarCO.

content-1526465220-pia22323

A imagem foi tirada a mais de 1 milhão de quilômetros da Terra e mostra exatamente como nosso planeta e a Lua se parecem separados por cerca de 380.000 quilômetros. A famosa foto da Voyager, tirada a 6 bilhões de quilômetros de distância, estava tão distante que você não podia ver os dois astros separados. [IFLS]

 

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *