A imagem do Pálido Ponto Azul da Terra, registrada pela nave espacial Voyager 1 em 1990, é uma das imagens mais famosas do nosso planeta já tirada. Agora, uma minúscula espaçonave registrou uma nova imagem da pequenez do nosso planeta.
Em 8 de maio, a NASA enviou sua missão InSight a Marte, um lander que irá estudar o Planeta Vermelho. Pegando uma carona na missão, no entanto, havia dois minúsculos CubeSats oficialmente conhecidos como MarCO-A (Mars Cube One) e MarCO-B. Eles são mais carinhosamente chamados de Eva e Wall-E, em uma homenagem ao filme da Pixar.
Um dia após o lançamento, o Wall-E usou sua câmera fisheye para verificar se sua antena de alto ganho havia se desdobrado adequadamente. Mas na foto haviam dois intrusos: a Terra e a Lua. “Considere nossa homenagem à Voyager”, disse Andy Klesh, engenheiro-chefe da MarCO.
A imagem foi tirada a mais de 1 milhão de quilômetros da Terra e mostra exatamente como nosso planeta e a Lua se parecem separados por cerca de 380.000 quilômetros. A famosa foto da Voyager, tirada a 6 bilhões de quilômetros de distância, estava tão distante que você não podia ver os dois astros separados. [IFLS]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.