Planetas

Sonda da NASA registrou um objeto na superfície da Lua

Parece que, depois de olhar para apenas um lado da Lua por milênios, agora não conseguimos parar de nos focar nas vistas desconhecidas do outro lado. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, criou mapas detalhados do lado distante da Lua ao longo de muitos anos. E agora, em sua última imagem divulgada, revela que capturou a primeira foto do módulo chinês Chang’e-4.

Chang’e-4, da Agência Espacial Chinesa, pousou no lado oculto da Lua no mês passado para estudar essa região do nosso satélite com mais detalhes. A imagem foi registrada quando o LRO estava a 330 quilômetros acima da sonda chinesa. O ponto minúsculo é apenas uma partícula de 2 pixels de largura entre as crateras espetaculares.

A cratera maior no centro da imagem completa (vista abaixo) tem 3,9 km de diâmetro e 0,6 km de profundidade. Na parte de trás da imagem está a borda da cratera de Von Kármán, que se ergue mais de 3 quilômetros sobre o chão onde a Chang’e-4 e seu companheiro rover, Yutu-2 estão atualmente. Ela ainda possui 186 quilômetros de diâmetro e está localizada dentro de outra cratera ainda maior com cerca de 2.500 quilômetros.

A missão chinesa planeja determinar a idade e a composição da região, estudar os raios cósmicos do outro lado da Lua e até mesmo realizar observações astronômicas de rádio. O Lunar Reconnaissance Orbiter, por outro lado, está agora entrando em seu 10º ano de operação. Foi lançado em junho de 2009 e forneceu algumas das mais incríveis imagens de alta resolução do nosso satélite natural. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.