A sonda Cassini da NASA está indo em direção ao seu fim. A nave espacial orbitou Saturno por 13 anos e enviou centenas de milhares de imagens. As fotos incluem close-ups do gigante gasoso, seus anéis famosos e suas luas enigmáticas – incluindo Titã, que tem sua própria atmosfera, e Enceladus gelado, que tem um oceano subterrâneo que possivelmente pode abrigar a vida microbiana.
Para evitar que a Cassini caia e contamine qualquer um desses oceanos ocultos, a agência espacial dirigiu a sonda, que está ficando sem combustível, em um curso direto para Saturno.
Na segunda-feira, a sonda espacial registrou a primeira das cinco últimas órbitas ao redor do planeta. Tudo faz parte do “Grande Finale” para a missão de US$ 3.26 bilhões, e de 20 anos de duração, que terminará em 15 de setembro.
Estas últimas órbitas revelarão novos dados sobre Saturno, sua atmosfera e nuvens, os materiais que compõem seus anéis, a gravidade misteriosa e os campos magnéticos do planeta de gás. “É o brilho da glória da Cassini”, disse Linda Spilker, cientista do projeto Cassini. “Ela fará ciência até o último segundo”, concluiu.
Abaixo veremos a novas imagens registradas: