Existe uma chance pequena, mas importante, de que Marte tenha hospedado a vida microbiana algum dia, ou ainda hoje. Por essa razão, existem certas áreas do Planeta Vermelho que podem estar fora de limites para futuros exploradores, robóticos ou humanos. Estas são as Regiões Especiais.
Uma vez que pensamos que ele está frio e sem vida, Marte agora parece que poderia ter sido habitável um dia. Se queremos descobrir isso no futuro, precisamos garantir que não o contaminemos com micróbios terrestres. Felizmente, o ambiente marciano é mortal para a vida terrestre, mas pode haver algumas regiões nas quais os micróbios que podem vim em uma nave levar a uma falsa detecção da vida em Marte.
Assim, os cientistas elaboraram a ideia de Regiões Especiais. Conforme definido pelo Comitê de Pesquisa Espacial (COSPAR) em sua Política de Proteção Planetária de 2008, existem regiões “nas quais os organismos terrestres são susceptíveis de se propagar ou uma região que é interpretada para ter um alto potencial para a existência de formas de vida marciana”.

Em 2016, esta definição foi atualizada para ser mais específica. Uma Região Especial agora é uma que tem uma classificação de atividade de água de 0,5 a 1. A atividade da água é uma medida de quão adequado é para a vida, dependendo da facilidade com que a vida possa usá-la para alimentação.
A outra característica principal de uma Região Especial é que ela tem uma temperatura quente o suficiente para suportar organismos terrestres. Isto é definido como sendo -25 °C e superior. Também houve uma recomendação para incluir o metano na definição, que pode apoiar a vida biológica, mas isso ainda não foi incluído.
Mas apesar de tudo isso, ainda não encontramos uma única Região Especial em Marte. “Não há Regiões Especiais identificadas hoje em Marte”, disse John Rummel, da East Carolina University. “Nós as definimos, mas não as encontramos”, concluiu ele.
Bem, ainda não termos encontrado essas regiões hoje, não quer dizer que no futuro não iremos achá-las, então é excelente ter um regulamento com esse já de precaução.
Se esses lugares existem, teremos que ser extremamente cuidadosos. Estamos fazendo um trabalho digno de estudar a superfície, e até agora Marte parece ser um lugar promissor, apesar de aparentar ser um planeta desértico. Por lá, em algum lugar, pode haver um pequeno bolso de habitabilidade. [IFLS]