Planetas

Satélite pesca e captura lixo espacial na órbita da Terra

Em uma das primeiras tentativas do mundo de limpar o espaço, um novo satélite projetado sob o programa RemoveDEBRIS está usando seu sistema de captura de arpão para lidar com o crescente problema do lixo espacial.

O vídeo em câmera lenta mostra o mecanismo do arpão apunhalando um pedaço de lixo espacial e retraindo-o com sucesso em seu sistema. Projetado pela Airbus Stevenage, o arpão é construído com um lança de 1,5 metro, pode acelerar a um alvo a 20 m/s a fim de penetrar e capturar detritos.

“Este é o experimento mais exigente do RemoveDEBRIS e o fato de ter sido um sucesso é um testemunho de todos os envolvidos. O projeto RemoveDEBRIS fornece fortes evidências de que a órbita pode ser limpa com o poder da colaboração – reunindo a experiência em toda a indústria e campo de pesquisa para alcançar algo realmente notável”, disse Guglielmo Aglietti, diretor do Surrey Space Center.

Estima-se que todos os detritos da órbita da Terra pesem mais de 8.400 toneladas (incluindo pequenos fragmentos). Como eles podem viajar a uma velocidade de até 48.000 km/h, fragmentos espaciais são rápidos o suficiente para danificar espaçonaves e satélites, potencialmente eliminando os sistemas de comunicação. Em 2009 , um satélite dos EUA atingiu um satélite de comunicações russo. Embora o satélite estivesse inativo, a colisão resultou em milhares de novas peças de estilhaços espaciais.

O último experimento está previsto para o final de março, durante o qual os pesquisadores irão inflar uma vela que irá arrastar o satélite para a atmosfera da Terra para destruí-lo. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.